Compartilhe

Um novo ano para um novo sindicalismo

Gualter Baptista Júnior*

*Presidente eleito do Stifa, presidente da Fentifumo e Mestre em Administração

No alvorecer de um ano que se inicia despejamos sobre o novo ano muitas expectativas, novas esperanças, novas perspectivas, novos planos, enfim, uma série de coisas que queremos que seja materializado, realizado. É assim a cada virada, não diferente agora. Com a chegada de 2021, são ainda mais intensos os desejos de um novo ano muito diferente, tendo em vista que já virou lugar-comum dizer que o ano de 2020 não existiu. Fala-se que foi um ano atípico, muito diferente do que já tinha se visto até aqui. Enfim, cada um tem uma atribuição para o ano que passou, e passou…

Nós também estamos cheios de expectativas para o ano novo: 2021 marca o tempo de uma grande mudança. Além de presidir a Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo), em dezembro último, fui eleito para presidir o Sindicato das Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa), para o mandato que inicia-se em maio próximo.

Os desafios de presidir uma entidade como o Stifa são muito grandes, assim como a relevância desta entidade, tendo em vista que ele é o maior sindicato da região, pois congrega aproximadamente 9.000 colaboradores. Sejam efetivos ou sazonais, nos ramos de tabaco e alimentação. Assim, como presidente eleito do Stifa, em conjunto com a nova diretora, teremos que estar atentos e atuantes, para garantir que toda essa engrenagem que envolve esse contingente de trabalhadores esteja funcionando perfeitamente.

Por ser oriundo de uma empresa multinacional do tabaco, além de ter formação na área de Economia, com Pós-graduação em Administração e Gerência Empresarial, e ainda culminando com um Mestrado em Administração, uma das maiores demandas à frente do Stifa, neste primeiro momento, para nós, será levar uma gestão moderna, eficiente, inovadora, com visão de gestor. É necessário construir um novo formato de sindicalismo, envolvendo de modo eficaz o tripé que rege esse coletivo: Sindicato, Trabalhadores e Empresas.

Somente com uma nova visão na forma de atuação e de gestão seremos capazes, todos nós envolvidos neste modelo de gestão, para buscarmos a sustentabilidade para a geração e manutenção dos empregos. Nossa meta é construir relações sólidas, confiáveis e profissionais, entre Sindicato, Trabalhadores e Empresas.

O trabalhador precisa estar ciente, e principalmente confiante, de que o Stifa é uma entidade que o representará em todas as esferas. Uma aproximação desta entidade sindical com os trabalhadores será uma das prioridades a serem alcançadas, pois mais uma vez, o trabalhador deve entender que as conquistas só continuarão a serem obtidas por meio de um sindicato forte e atuante, no qual haja a participação efetiva dos trabalhadores.

Queremos um voto de confiança, para a gestão que se inicia em 25 de maio de 2021, pois o futuro não está construído, está nas mãos de cada um de nós. Faremos este futuro próspero, de realizações e crescimento, desejado na noite do último dia 31, realizar-se a partir de agora.