Compartilhe

Trabalho é Dignidade

*Gualter Baptista Júnior


Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (NOVO STIFA);

Presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo)



Mais um 1º de Maio está aí, e é muito importante que nós, como Entidade Sindical, possamos sempre fazer memória e referência à esta data que é tão importante. Este dia representa a luta pelo trabalhador; a luta das pessoas que fazem a diferença no cotidiano; aqueles que colocam suas habilidades a serviço da geração de riqueza, prosperidade e dignidade.

Sim, trabalho é, sem sombra de dúvida, dignidade quando se é respeitada a mais básica das suas premissas, presente na relação entre Capital e Trabalho. O comprometimento com o ser humano, com o respeito ao trabalhador. Esta relação, quando séria, perpassa também pelo reconhecimento da necessidade de mão de obra para execução de atividades, que por meio de uma remuneração justa, especialmente com o respeito à figura humana, propicia o conforto ao trabalhador. Conforto este que não vem apenas do valor financeiro, do salário; provém da possibilidade de o trabalhador atuar em um ambiente no qual o respeito, a dignidade e a valorização sejam os principais elementos para a construção de uma relação sadia e digna.

O Dia do Trabalhador traz todo este conjunto de deveres e direitos entre as partes. No entanto, para que isto possa de fato acontecer, é importante que todas as categorias de trabalhadores tenham um sindicato forte e atuante. Uma entidade representativa que caminha ao lado do trabalhador e ajuda a garantir-lhe que alguém “olha” por ele, briga por melhores condições para além de melhores salários; por uma condição de vida com valores pessoais e dignidade.

O NOVO STIFA é uma entidade forte, por atuar de forma direta na manutenção da proteção do trabalhador e por isso torna-se ainda mais relevante, pois defende elo mais frágil desta cadeia econômica. O cerne da construção de uma valorização do trabalho está neste novo modelo sindical, que ainda não é uma regra neste país. Infelizmente, ainda nos deparamos com situações de trabalho análogas à escravidão. E não podemos mais permitir que isto aconteça.

A relação de trabalho não pode ser exploratória, jamais. Por isso, se faz necessária a presença de entidades sindicais como o NOVO STIFA, que têm esta visão e preocupação. Certamente, todos os trabalhadores que são representados pelo nosso Sindicato, tanto nas áreas do tabaco e alimentação, podem ter a tranquilidade de que estamos aqui para os representar, sempre.

O NOVO STIFA parabeniza a todos os trabalhadores que por meio da sua força de trabalho, dedicação e comprometimento fazem da mão de obra ainda o grande diferencial para alavancar a prosperidade, riqueza e desenvolvimento do país. Viva o Trabalhador; viva o 1º de Maio. Viva a luta pela dignidade do trabalhador e viva o NOVO STIFA como uma entidade sindical forte.