Compartilhe

Pauta da FENTIFUMO em Brasília foca na inovação

Reunião com os sindicatos associados à Federação formatou o discurso para a agenda com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho; encontro é articulado pelo deputado federal Heitor Schuch

 

Santa Cruz do Sul – A reunião com seis sindicatos que fazem parte da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (FENTIFUMO), para a criação de uma pauta única, que será apresentada ao ministro do Trabalho Luiz Marinho em Brasília teve como principal parâmetro a inovação nas relações sindicais. A agenda será confirmada pelo deputado federal Heitor Schuch, presidente da Comissão de Indústria e Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados.

O encontro entre os presidentes das entidades foi realizado de forma virtual e conforme o Presidente da Federação, Gualter Baptista Júnior, foi consenso entre os participantes, a necessidade de apresentar novos modelos de atuação sindical. “Assim como o valor agregado que nossas entidades podem acrescentar aos trabalhadores, como a prestação de serviço e a representatividade frente às novas necessidades do mercado de trabalho”, pontua Baptista Júnior.

Além da inovação, o setor irá apresentar dados do segmento. Atualmente, são mais de 40 mil empregos gerados na indústria, índice que expande ainda mais com a inclusão do trabalho no campo e as demais cadeias produtivas ligadas. “Estima-se que hoje são mais de 2,5 milhões de empregos em todo o Brasil. Iremos estender o convite para a visita ao Ministério do Trabalho para os produtores, por meio da representatividade da Afubra.”

No encontro que será realizado em Brasília, além da FENTIFIMO, participam os presidentes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústria do Fumo de Rio Negro, no Paraná, (Sitifumo), Valdemir Wielewski; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins de Venâncio Aires (Stifumo), Rogério Siqueira e do presidente da Federação e do STIFA, Gualter Baptista Júnior. “Nos próximos dias faremos a entrega desta pauta ao deputado Heitor Schuh, que retorna no após o recesso a Brasília e deverá confirmar a data da visita ao ministro Luiz Marinho”, complementa o dirigente.