Compartilhe

A essencialidade do colono e motorista

*Gualter Baptista Júnior

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (STIFA); Presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (FENTIFUMO)

 

É chegado o dia que precisamos homenagear mulheres e homens que fazem da sua vida um propósito para o desenvolvimento do nosso País. São das habilidosas mãos destes profissionais que de sol a sol nasce a riqueza de nossa sociedade e movem a economia do Brasil. É dia de registrar a essencialidade do colono e motorista.

A cadeia produtiva do tabaco, na qual nós representamos os trabalhadores da indústria, tem no produtor – ora chamado de colono – um dos elos importantes para sua união. Com seu conhecimento, trabalho, dedicação e competência, ele ajuda a transformar o Brasil em um grande produtor de alimentos. Especificamente falando do tabaco, produto que é sinônimo de prosperidade no campo, o produtor consegue transformar o país em um grande fornecedor mundial de tabaco, consolidando a força da nossa cadeia produtiva legal e organizada e oferecendo o subsídio necessário para mover nossa indústria e gerar emprego e renda na cidade. Sem dúvida, vocês são essenciais demais.

Figura de valor imenso, que da terra tira nosso sustento, da terra faz brotar o alimento que mata a fome do mundo e multiplica a riqueza em nossa sociedade. Vocês conhecem os segredos do universo, da harmonia entre a semeadura, plantio e multiplicação da vida. Somos gratos às mulheres e homens que fazem de sua vida um propósito muito maior: garantir o sustento e o trabalho na cidade.

Outro agente transformador e, essencialmente importante é o motorista. É ele quem faz o “meio de campo” entre a cidade e o interior; entre o produtor e a indústria. Tudo passa pelo transporte, e isso faz deste profissional tão nobre quanto o produtor. Nosso bem mais precioso – o fruto do trabalho de uma grande parcela da população passa por nossas estradas, na carona dos profissionais do volante. Tão significativa é a profissão de motorista, que a justa homenagem ocorre exatamente no mesmo dia que saudamos nosso colono, responsável pelo início de quase toda a produção do Brasil.

Ser grato e dedicar honra a estes profissionais precisa estar em nossa agenda permanente. São trabalhadores que se entregam às suas tarefas, tal qual quem cumpre uma missão, e não deixa de ser uma missão promover o desenvolvimento e a geração de oportunidades, no campo e na cidade. Colono e Motorista vão muito além do fazer diário das suas atividades laborais, esses profissionais estão no cerne, na essência de nossa organização econômica, pois eles são responsáveis pela velocidade de crescimento dos nossos municípios, estados e nação.